segunda-feira, janeiro 26, 2009

O BLOCO CONFRONTA O GOVERNO
COM A DEGRADAÇÃO DA ESCOLA CAMÕES
Helena Pinto, deputada do Bloco de Esquerda, dirigiu um requerimento ao Governo perguntando se tem conhecimento "do estado de avançada degradação a que está votado o edifício da Escola Camões, no Entroncamento". A deputada bloquista quer ainda saber que "medidas tenciona o governo tomar para obrigar a Refer, empresa que tutela, a reparar e preservar este valioso património público" e que projectos tem a empresa "para a recuperação do edifício e para a sua utilização."
O requerimento parlamentar do Bloco de Esquerda sobre a Escola Camões analisa detalhadamente a história da Escola e salienta tratar-se "de um edifício profundamente ligado à memória das vivências locais, nomeadamente as que respeitam ao ensino e à formação profissional". Destaca ainda "a singularidade da sua traça, a justificar a sua distinção" como imóvel de interesse concelhio.
"No entanto, afirma Helena Pinto, apesar da sua enorme valia patrimonial e dos inúmeros reparos públicos, (a Escola Camões) é hoje um imóvel abandonado e degradado, com as portas escancaradas e os vidros partidos. Recentemente ocorreu uma das suas perdas mais emblemáticas: os mochos de pedra que encimavam os pilares que ladeavam a entrada da escola desapareceram misteriosamente."
A incúria da Refer, empresa pública proprietária, é notória e continuada, "num evidente desprezo pelo património e pela memória colectiva", salienta a deputada do Bloco de Esquerda no requerimento enviado ao governo.
Notícia O Mirante. Notícia EOL

Sem comentários: