quinta-feira, setembro 14, 2006

ESTÁ PROMETIDO:

AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE ARRANCA ATÉ AO FINAL DESTE ANO

Segundo informou o Presidente da Câmara, já há um compromisso por parte do Ministério da Saúde (MS) em iniciar os trabalhos de ampliação do Centro de Saúde (CS) do Entroncamento, até ao final deste ano. Ainda de acordo com a mesma fonte, também o actual edifício será modernizado, para ficar idêntico à ala que irá ser construída de raíz.

Não foi, porém, indicado qual o prazo previsto para a execução do projecto, nem como pensa o MS garantir o funcionalidade dos serviços, enquanto demorarem as obras, necessariamente morosas e ruidosas.
De qualquer forma, promessa já há. Falta a obra.

SE A PROMESSA FOR COMO AS ESTATÍSTICAS...
Entretanto, o Instituto de Gestão Financeira e Informática do MS informou que rondará um milhão o número de utentes sem médico de familia. Já o balanço oficial do governo aponta para "apenas" setecentos e cinquenta mil.
Segundo o Instituto, a situação será particularmente grave nas sub-regiões do Porto e de Lisboa. Ao que dizem "melhor está Santarém, onde todos os utentes têm médico de família" (*).

Pelos vistos, os cerca de 5500 utentes sem médico de familia no CS do Entroncamento já desapareceram do mapa das estatísticas.

Por este andar, daqui a pouco haverá centenas de milhares de utentes sem médico de família, mas teremos um panorama cor-de-rosa no Ministério da Saúde.

(*) Suplemento de Economia do matutino "Público", 8/9/2006, pág. 6

Sem comentários: