quinta-feira, janeiro 13, 2011

FERROVIÁRIOS NA RUA,
CONTRA OS DESPEDIMENTOS
Mais de 500 ferroviários manifestaram-se esta quarta-feira, nas ruas de Lisboa, contra a ameaça de despedimentos do grupo CP. Boa parte dos trabalhadores saíu da EMEF-Entroncamento, uma das empresas mais visadas pelo plano de despedimentos.
Numa concentração logo a seguir, junto à residência oficial do primeiro-ministro, os ferroviários aprovaram um documento em que são contestadas "as medidas que visam a redução do rendimento dos trabalhadores" e se pugna "pela defesa de um serviço público ferroviário". Recusam ainda "todas as medidas avulsas, com carácter meramente economicista, de redimensionamento da rede, da redução de serviços e encerramento de estabelecimentos oficinais", bem como "a entrega aos privados de sectores de actividades da Refer".
Estas acções de luta, além da elevada combatividade revelaram um dado novo na acção sindical, nos ferroviários. Pela primeira vez, encontraram-se na rua, numa acção comum, sindicatos afectos à CGTP, independentes e da UGT.
Em apoio à luta dos ferroviários, junto à residência oficial do primeiro-ministro, estiveram o líder do Bloco, Francisco Louçã, o também deputado do Bloco de Esquerda, Heitor de Sousa, e Carlos Matias, vereador eleito pelo BE à Câmara Municipal do Entroncamento.
(Foto de Paulete Matos)

Sem comentários: