sexta-feira, setembro 26, 2008

EMPRESA FERROVIÁRIA PRIVADA ENTRA NO TRANSPORTE DE MERCADORIAS

TAKARGO GANHA UM NEGÓCIO COM A "AJUDA" DA CP:
HELENA PINTO (BE) PEDIU EXPLICAÇÕES AO GOVERNO
A empresa do Grupo Mota-Engil começou esta quinta-feira a operar, transportando balastro para as obras de modernização da linha Barreiro Pinhal-Novo. Em meados de Outubro começará a fazer dois comboios diários com contentores, entre Setúbal e Alverca. Em Dezembro, a Takargo iniciará o transporte de mercadorias entre Madrid e Lisboa: primeiro, 3 vezes por semana e diariamente, logo que tenham locomotivas suficientes. Já em 2009, o novo operador ferroviário privado de transporte de mercadorias transportará peças de automóvel para a Renault, entre Valladolid e Cacia, quatro vezes por semana.
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Para ganhar este negócio, a Takargo contou com uma estranha apatia da CP. A Renault pediu um orçamento à CP para a realização da operação. No entanto, apesar das insistências, o operador público nunca respondeu ao pedido, vindo posteriormente a Renault a contactar a Takargo, com quem fecharia o negócio.
Em requerimento entregue na Assembleia da República, a deputada Helena Pinto (BE) já perguntou ao governo "porque motivo não apresentou a CP o orçamento solicitado pela Renault relativo ao transporte de mercadorias". Nesse documento o Bloco de Esquerda manifesta a sua incompreensão pelas razões que terão levado a CP não apresentar orçamento à Renault, pois "permite que outras empresas facilmente ocupem espaço num mercado emergente e em amplo crescimento, o qual poderia contribuir para melhorar os seus resultados e para o qual tem todas condições técnicas e operacionais para desempenhar um serviço de qualidade. "

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