quinta-feira, agosto 28, 2008

OUTRA PROPOSTA QUE VOLTOU PARA TRÁS

APOIO CAMARÁRIO AO "FERROVIÁRIOS"
PENDENTE DE PARECER JURÍDICO
O "Ferroviários", clube a passar por grandes dificuldades financeiras, pediu à Câmara para pagar as inscrições dos atletas para a próxima época futebolística, no montante de 4500 euros. Apesar do acordo de todos os partidos, a aprovação da proposta acabaria por ficar pendente de um parecer jurídico.
O clube ainda tem contas pendentes com as finanças públicas e a legalidade da operação não estaria totalmente assegurada.Mais uma proposta que chega mal preparada à reunião do executivo, pela mão do PSD. A justificação é que eles "também têm direito a férias"...
Até ao final deste mês, o "Ferroviários" terá mesmo de arranjar os 4500 euros, se quiser inscrever os atletas, porquanto, até lá, a Câmara não irá esclarecer a situação.

terça-feira, agosto 26, 2008

PROPOSTA DE REGULAMENTO APRESENTADA PELO PSD ABRE A PORTA...

O BLOCO DE ESQUERDA OPÕE-SE À CONSTITUIÇÃO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PARA GERIR A ZONA INDUSTRIAL
Na última reunião do executivo municipal, o PSD apresentou uma proposta de regulamento para a segunda fase da zona industrial que, além de admitir a gestão por uma empresa municipal, permitiria a construção uma vivenda de 140 m2 em cada lote.
A tal vivenda seria, supostamente, para acolher o guarda das instalações. No limite, admitia-se que a zona acolhesse 20 vivendas, tantas quantos os lotes...
O Bloco de Esquerda apontou um conjunto de incoerências e falhas nessa proposta de Regulamento da zona industrial. Além das já referidas, não são concretizadas as proclamadas intenções de defesa da instalação de empresas defensoras do ambiente e da prioridade à criação de emprego qualificado. Na verdade, instalar-se-á quem pagar mais pelo terreno numa hasta pública, mesmo que não seja a melhor noutros parâmetros, ditos muito importantes.
O vereador do Bloco de Esquerda sugeriu que o projecto de Regulamento fosse modificado, acolhendo críticas e incorporando sugestões. Jaime Ramos começou por recusar a ideia. No entanto, já no final do debate, acabaria por ser ele próprio a retirar o documento da discussão, para ser modificado. Voltará numa próxima sessão do executivo municipal. Veremos a "obra" que vai aparecer.

sexta-feira, agosto 22, 2008

O PSD VOLTOU Á CARGA

NOVO "CORTE" NA HABITAÇÃO SOCIAL, PARA DAR AO FUTEBOL
A Câmara aprovou uma proposta de alteração orçamental que dará uma nova "machadada" nas escassas verbas atribuídas à habitação social.
Depois de na última sessão do executivo essa rubrica já ter baixado de 53 mil euros para 43 mil euros (ver post anterior), desta vez o golpe ainda foi maior. O PSD propõs que mais 20 mil euros, inicialmente destinados à conservação da habitação social, fossem tranferidos para a rubrica orçamental que sustenta as obras na envolvente do estádio municipal. Desta forma, os 53 mil euros inicialmente destinados a conservar todo o parque habitacional do município, já minguaram para 23 mil euros, cerca de 4 mil e seiscentos contos em moeda antiga. O Bloco de Esquerda não aceitou este tratamento totalmente desequilibrado das prioridades municipais e votou contra a proposta do PSD.

UM RIBATEJANO NO "SOCIALISMO 2008"

AURÉLIO LOPES VAI FALAR SOBRE RITOS DE SUBVERSÃO
NA TRADIÇÃO PORTUGUESA
Aurélio Lopes, antropólogo ribatejano com uma vasta obra publicada e intervenção multifacetada em seminários e conferências por todo o país, será um dos oradores no Socialismo 2008, uma iniciativa anual que este ano terá lugar no Porto.
Aurélio Lopes vive no Vale de Santarém e tem dedicado grande parte do seu labor e investigações aos ritos e às tradições populares, assim como ao folclore. Desta vez abordará os ritos que, desde tempos imemoriais, recriam ciclicamente o caos social, associados habitualmente aos solestícios e aos equinócios. A apresentação do orador está a cargo de Carlos Matias.
O Socialismo 2008 é um Fórum de Ideias e irá incluir concertos, debates e workshops na Faculdade de Psicologia do Porto, de 29 a 31 de Agosto. Toda a infomação sobre o programa e inscrições pode ser vista aqui.

segunda-feira, agosto 18, 2008

PRIORIDADES...

PSD TIRA À HABITAÇÃO SOCIAL PARA DAR AO FUTEBOL
Foi aprovada, na última reunião de Câmara Municipal do Entroncamento, a quinta alteração orçamental deste ano. O Bloco tem mantido reservas em relação a estes documentos porque indiciam uma gestão sem ideias claras e a ausência de uma planificação adequada das despesas e das receitas.
Esta última alteração apareceu justificada pela necessidade de proceder aos arranjos da envolvente ao relvado do estádio municipal do Bonito. Trata-se evidentemente de uma obra necessária. Mas também de uma obra que deveria estar claramente prevista no plano de actividades e devidamente cabimentada no orçamento. Ainda por cima, esta alteração orçamental desvia verbas do plano da habitação social para as afectar à requalificação da envolvente do relvado. É óbvio que o Bloco não poderia subscrever tal alteração orçamental.

SITUAÇÃO FINANCEIRA DA REFER AGRAVOU-SE EM 2007

PREJUÍZOS DA REFER ULTRAPASSAM OS 160 MILHÕES DE EUROS
Como consequêcia desse agravamento da situação financeira, há o risco das várias empresas participadas, como a Fernave, poderem vir a perder metade do seu capital social.
O alerta vem da própria comissão de ficalização das contas da empresa, que adverte para a necessidade de "aumentos dos respectivos capitais sociais".
No ano passado, a Refer cobrou à CP e à Fertagus cerca de 57 milhões de euros, pela passagem dos comboios pela infraestrutura da impresa. Em 2007, circularam em toda a rede (e em média) cerca de 2100 comboios diários, mais 3,8% do que no ano anterior. Destes, só cerca de 80% são comboios de passageiros.

terça-feira, agosto 12, 2008

MISERICÓRIDIA PEDIU TERRENO À CÂMARA

IRÁ NASCER UMA UNIDADE DE SAÚDE ONDE ESTAVA A SONORTE
Por unanimidade, a Câmara decidiu ceder à Misericórdia, a título não oneroso, um terreno com a área de 4 mil e quinhentos metros quadrados, situado na rua Amália Rodrigues, para a construção de uma Unidade para Cuidados Continuados de Saúde.
Em boa verdade, trata-se de dar uma outra finalidade ao espaço em que em tempos esteve localizada a Sonorte.
Os cuidados continuados de saúde são porventura a valência mais importante do hospital do Entroncamento que, nesse campo, não tem mãos a medir. É um serviço que é prestado sobretudo à população mais idosa e justifica-se o investimento dos poderes públicos no reforço destes serviços. O Bloco votou a favor.

SURPREENDENTE

SUB-REGIÃO DE SAÚDE DE SANTARÉM IGNORA FALTA DE MÉDICOS NO CONCELHO DO ENTRONCAMENTO
Em declarações à Agência Lusa, Carlos Ferreira, coordenador em exercício da Sub-região de Saúde de Santarém, disse que cinco dos 21 concelhos do distrito de Santarém têm uma cobertura deficiente de médicos de família, referindo explicitamente os concelhos de Chamusca, Rio Maior, Ourém, Almeirim e Benavente.
Curiosamente, omitiu da lista o caso do Entroncamento, em que já estarão sem médico de família quase 6 mil dos 21 mil utentes registados --- embora os números oficiais ainda se fiquem pelos 4 mil.. A ausência de referência à falta de médicos no nosso concelho é estranha, porquanto têm sido inúmeras as reclamações das autarquias locais, de organizações de utentes e até de partidos políticos, como o Bloco de Esquerda..
Segundo Carlos Ferreira , Administração Regional de Saúde estará a tentar minimizar o problema, nomeadamente “recorrendo a empresas para o atendimento complementar”. Pelo que se deduz, o Entroncamento estará fora desse trabalho.

quarta-feira, agosto 06, 2008

ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE JÁ COMEÇOU

JOVENS DO ENTRONCAMENTO A CAMINHO DA SERRA

Um pequeno mas animado grupo de jovens do Entroncamento partiu para S. Gião, na Serra da Estrela. Foram juntar-se aos cerca de duzentos jovens de todo o país que, a convite do Bloco de Esquerda e até domingo, irão confraternizar, debater, participar em concertos, provas desportivas, etc., em mais um Acampamento da Juventude.
Na bagagem, além das mochilas, sacos cama e alguma comida, levaram as expectativas de uns dias bem passados e de conhecer novos amigos.
Segunda-feira estarão de volta.

VEIO NA ONDA DOS CONCURSOS

JÁ ABRIU O CONCURSO PÚBLICO PARA AS OBRAS DO CENTRO DE SAÚDE

As propostas dos concorrentes à empreitada de ampliação e remodelação do Centro de Saúde terão de ser apresentadas até ao próximo dia 14 de Agosto. A abertura pública das propostas já está agendada para quatro dias depois, a 18 de Agosto. Nos termos do concurso, o preço base da obra ronda um milhão de euros e o prazo de adjudicação é de 560 dias de calendário, a partir da data da adjudicação.
Ler mais...

terça-feira, agosto 05, 2008

A DEMOCRACIA ATRAPALHA-LHES OS NEGÓCIOS

PSD E PS RETOMAM "NAMORO":
QUEREM REVER LEI ELEITORAL AUTÁRQUICA
Segundo o semanário Expresso, "muita gente" do PSD e do PSD anda a falar em retomar o falhado acordo do bloco central, para rever a lei eleitoral autárquica, reduzindo a democracia nas autarquias e promovendo o caciquismo local. Obviamente, a argumentação pública de ambos os partidos será outra, a de promover a "eficácia" e a "governabilidade", ou outra qualquer que inventarão na altura. Ler mais...

sexta-feira, agosto 01, 2008

O PROPAGANDISTA É ALDRABÃO

"MAGALHÃES" É PUBLICIDADE ENGANOSA
O computador "Magalhães", anunciado como o "primeiro portátil português", afinal só tem de português o local onde é feito e o capital investido. O computador foi anunciado, como "novidade mundial", a 3 de Abril em Shangai no Intel Development Fórum, com o nome de "Classmate PC". O portátil já está mesmo à venda na Índia e na Inglaterra.
Anunciado como o "primeiro portátil português", numa solene cerimónia em que participou o primeiro ministro José Sócrates, o "Magalhães" é apenas uma versão produzida em Portugal, sob licença da Intel.
Leia mais no blogue
Zero de Conduta.