segunda-feira, agosto 03, 2009

APRESENTADOS OS CABEÇAS DE LISTA DO BLOCO DE ESQUERDA

CARLOS MATIAS
CABEÇA DE LISTA À CÂMARA MUNICIPAL
Henrique Leal, antigo vereador do Bloco de Esquerda é o cabeça de lista à Assembleia Municipal do Entroncamento. Anabela Cavalheiro, professora, encabeça a lista de candidatos à Assembleia de Freguesia de S. João Baptista, enquanto Vergílio Rafael é o cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Nª Sª de Fátima, à qual, de resto, já pertence.
Anabela Cavalheiro (na segunda foto) é a primeira vez que se candidata a um orgão autárquico e Vergílio Rafael é a primeira vez que encabeça uma lista de candidatos
Na sua intervenção, Carlos Matias --- "rosto duma candidatura" que é uma equipa --- defendeu que o concelho "mais do que largos, praças e ruas que gostamos de ver requalificados e bonitos--- são as pessoas que cá vivem."
O nosso concelho, afirmou, "são os mais de 700 desempregados e as suas famílias, muitos dos quais jovens licenciados, sem emprego e sem futuro. Ou com o futuro numa caixa de supermercado. A nossa cidade são os milhares de jovens, sem grandes alternativas e sem um espaço próprio, onde possam dar largas à sua criatividade, chame-se ele Casa da Juventude ou outra coisa qualquer. O nosso concelho são as pessoas que ambicionam uma oferta cultural de bom nível, mas que não encontram um cinema na cidade e têm uma Biblioteca muito aquém do que a cidade precisa. O nosso concelho são os mais de 3700 idosos acima dos 65 anos, 700 dos quais vivem sós, sabe-se lá em que circunstâncias (...) O nosso concelho são as pessoas preocupadas com a insegurança, fruto da exclusão social, de tensões étnicas mal resolvidas e de um mau urbanismo."
CONTRA A ESTABILIDADE DOS INTERESSES INSTALADOS
A terminar, Carlos Matias citou palavras recentes de Frei Bento Domingues, exortando-nos a "não esperarmos milagres. A responsabilidade é nossa – de todos nós --, porque “não há falta de recursos. Há falta de sonho e de coração”.
Segundo o cabeça de lista do Bloco à Câmara Municipal, “sonho e coração” é a "definição lapidar de um programa para enfrentar os defensores da estabilidade dos interesses instalados --- e que se têm governado na nossa cidade."
LISTAS RENOVADAS
O Bloco de Esquerda irá apresentar quase 90 candidatos às 4 autarquias do concelho do Entroncamento – Câmara Municipal, Assembleia Municipal e duas Assembleias de Freguesia.
Destes candidatos, quase 40% são mulheres, cumprindo-se, pois, as exigências de paridade.
35% dos candidatos concorrem pela primeira vez em listas do Bloco de Esquerda, num sinal da renovação e da participação que o Bloco sempre procura estimular.
Como curiosidade, diga-se ainda que cerca de dois terços dos candidatos nasceu no distrito de Santarém, mas não chega a um terço (27) os que já nasceram no Entroncamento.
Aliás, no vizinho concelho de Torres Novas também nasceu um número significativo de candidatos às autarquias do Entroncamento, exactamente 13 candidatos. É o maior contributo de nascidos noutros concelhos para as listas autárquicas do Bloco, no Entroncamento.

Sem comentários: