terça-feira, novembro 24, 2009

REFORMA COMPLETA AOS 40 ANOS DE DESCONTOS
EM DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Por iniciativa do Bloco, na sessão plenária da Assembleia da República, de 25 de Novembro, será discutido o Projecto de Lei que defende a pensão de reforma por inteiro, sem penalizações, aos 40 anos de descontos.
Existem dezenas de milhar de pessoas que começaram a trabalhar ainda na adolescência e que hoje se vêm obrigadas a trabalhar quase até ao fim da vida para poderem ter a reforma por inteiro.
O PSD "ESTÁ-SE NAS TINTAS"
PARA A QUALIDADE DO AMBIENTE
O PSD aprovou na Câmara Municipal um Plano de Pormenor para a zona junto à A23, que reduz de 100 para 50 metros a chamada zona de protecção. Esse Plano de Pormenor havia sido proposto pelo E. Leclerc e sobrepõe-se ao PDM.
O vereador do Bloco votou contra este alargamento do perímetro urbano e verdadeiro atentado ao ambiente.
Carlos Matias sublinhou o parecer sobre esta alteração ao PDM da autoria da Arq.ª Paula Santana, actual presidente da CCDRLVT.

Referindo-se à faixa adicional de 50 metros que o PDM ainda acrescenta aos 50 metros obrigatórios de afastamento da A23, escreveu a Arq.ª Paula Santana que “esta faixa adicional tem uma função não menos importante que a visada expansão da área comercial e de serviços e que se relaciona com o amortecimento do ruído e poluição do ar provenientes da via rápida, contribuindo para um nível mais satisfatório da qualidade do ambiente em geral”.
É certo que, logo a seguir, a Arqª Paula Santana acolhe (mal) o argumento falacioso de que, com o estreitamento da faixa de protecção para 50 metros se evitará a penetração na cidade do tráfego automóvel que se dirige à zona comercial.
Como todos sabemos, esse tráfego automóvel tanto entrará assim como de outra forma, pois a entrada na zona comercial será sempre pela chamada “rotunda do Leclerc”. Logo, desse ponto de vista, o estreitamento da faixa de protecção de 100 para 50 metros não trará vantagem alguma.
Mas trará prejuízos, como se reconhece. Para o Bloco de Esquerda, é significativo serem explicitamente reconhecidas como válidas pela CCDR as razões que nos levam a votar contra esta alteração ao PDM--- e, em nossa opinião, as únicas válidas na óptica da defesa do interesse público.


O CAVALEIRO ANDANTE DESANDOU
A propósito deste assunto, o Cavaleiro Andante (CA), rubrica de crítica humorística do Mirante, resolveu meter-se com o vereador do BE.
Dado o período de discussão pública destas alterações ao PDM ter terminado sem que tivesse sido apresentada qualquer proposta de alteração ou reclamação, concluiu o Cavaleiro (referindo-se ao vereador do BE) que "Eles falam, falam…mas não fazem nada!!!" Para o CA, depois de intervirem nos processos durante as reuniões do executivo, os membros do Câmara ainda deveriam intervir como público...
O comentário está a fazer as delícias de alguns adversários do Bloco.

terça-feira, novembro 17, 2009

MAGUSTO DE S. MARTINHO
É JÁ NO PRÓXIMO DOMINGO !
Esta é uma das boas tradições que queremos manter: como todos os anos, pelo S. Martinho --- santo com muitos devotos entre nós… ---, mais uma vez vamos conviver, comer castanhas e beber água-pé. E conversar sobre tudo o que quisermos.
O Magusto é na Sede do Bloco de Esquerda, na Rua Mestre de Avis nº 28 (junto à Escola Gustav Eiffel), Domingo que vem, dia 22 de Novembro, a partir das 17.00h
De casa, apenas é preciso trazer boa disposição e os amigos que quiser convidar. Nós tratamos da água-pé e das castanhas.
VEREADORES DO PSD
INSTALAM-SE BEM
Logo após últimas eleições autárquicas, PSD recomeçou a governar a Câmara Municipal do Entroncamento à sua maneira.
Na primeira reunião do executivo começou a carregar sobre os munícipes, adoptando logo as taxas máximas do IMI --- uma receita que cresceu quase 3 vezes e meia nos últimos dez anos.
Na segunda reunião, esta segunda-feira, aprovou uma alteração orçamental (a 8ª este ano!) com um reforço de 30 000 euros para “adaptação o gabinete dos vereadores”. Como não houve mudanças no gabinete dos vereadores da oposição, conclui-se que os novos vereadores do PSD resolveram logo instalar-se pelo melhor. Para que se saiba para quem pagamos impostos.
PRECÁRIOS LANÇAM CAMPANHA
"ANTES DA DÍVIDA TEMOS DIREITOS!"
Quatro movimentos de precários e intermitentes do espectáculo anunciaram esta segunda-feira o lançamento de uma petição pelos direitos dos trabalhadores a recibos verdes nas contribuições à Segurança Social.
Os movimentos inauguraram um blogue com o seu manifesto e realizam uma primeira grande iniciativa em Lisboa na próxima sexta-feira dia 20.
Ler mais e comentar...