sexta-feira, março 27, 2009

BLOCO SOLIDÁRIO COM DESEMPREGADOS
EXIGE APOIO ÀS FAMÍLIAS E AOS JOVENS
O Secretariado do Entroncamento do BE emitiu um comunicado em que, depois de lembrar os números muito graves do desemprego no concelho, se declara "solidário com os desempregados e com as suas famílias."
EXIGEM-SE MEDIDAS IMEDIATAS
O desemprego é fruto da crise financeira, económica e social a que nos levou o neoliberalismo selvagem, a face actual do “capitalismo real”. Para o Bloco de Esquerda impõem-se medidas de fundo que garantam o pleno emprego – um objectivo necessário e possível.
Impõe-se também a adopção de medidas sociais imediatas, de apoio a todos os níveis.
O BE já propôs que, em 2009, a Câmara Municipal do Entroncamento assegurasse aos jovens com ambos os pais desempregados o almoço na cantina da escola, se isso não estiver abrangido pela Acção Social Escolar: Propôs ainda que a esses jovens fosse assegurado o pequeno-almoço nos dias lectivos (leite ou café com leite e uma sandes), assim como a gratuitidade do passe mensal nos TURE, durante o período de aulas.
No entanto, num autêntico “veto de gaveta”, o PSD (maioritário no executivo municipal) remeteu para “as calendas” a apreciação das propostas apresentadas na Câmara Municipal pelo vereador do Bloco de Esquerda.
O Bloco de Esquerda continuará a bater-se pelo apoio às famílias de desempregados e aos jovens estudantes, vítimas indirectas e indefesas da calamidade que se abate sobre as suas famílias.

EM JANEIRO E FEVEREIRO

DESEMPREGO NO ENTRONCAMENTO
CRESCEU DRAMATICAMENTE
Em Fevereiro, elevou-se a 676 número de desempregados do Entroncamento registados no Centro de Emprego. Em escassos 2 meses, desde o final de 2008, o desemprego no nosso concelho subiu 22%, de 556 para 676 desempregados.
Os dados foram esta semana revelados pelo site do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Do total de desempregados registados no Entroncamento, 415 são mulheres e 261 são homens. O grupo etário mais atingido é o do escalão entre os 34 e os 54 anos, com 260 desempregados. Segue-se o escalão dos 25 aos 34 anos, com 235 desempregados. Trata-se, num e noutro de caso, de homens e mulheres na “força da vida”, provavelmente com responsabilidades familiares.
Se atendermos a que nem todos os desempregados estão registados e que, além disso, grande parte não recebe subsídio de desemprego, temos uma ideia do quadro social dramático de muitas famílias do nosso concelho.
TRABALHADORES DA JOÃO SALVADOR PARAM: QUEREM RECEBER OS SALÁRIOS EM ATRASO
Segundo O Mirante, "cerca de 150 trabalhadores da empresa de construção “João Salvador, Lda”, em Tomar, abandonaram os seus postos de trabalho" e encontram-se desde quarta-feira de manhã paralisados em frente às instalações da empresa, em Guerreira. Os empregados reivindicam o pagamento de salários em atraso relativos aos meses de Janeiro e Fevereiro e ainda o subsídio de Natal. "
Não é a primeira vez que os trabalhadores da João Salvador entram em greve, exigindo o pagamento de salários em atraso. As obras do Largo José Duarte Coelho, no Entroncamento, já estiveram paradas devido a greve dos trabalhadores por esse motivo.
João Salvador explicou ao jornal já ter "feito algumas reuniões com autarquias da região que são devedoras no sentido de desbloquear a situação de “asfixia económica” em que a empresa se encontra." No entanto, Câmaras como a do Entroncamento "recusam, por seu lado, pagar à empresa antes das obras estarem concluídas.", o que para o empresário parece algo estranho...
Ao Mirante, os 350 trabalhadores garantem que "não vão trabalhar mais enquanto não forem pagos os salários que têm em atraso."
OS BONZOS DE SÓCRATES PAGAM-SE BEM:
ANTÓNIO VITORINO GANHA 5 MIL EUROS POR CADA REUNIÃO NA BRISA
Segundo um relatório da Comissão de Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) citado pelo Correio da Manhã (CM), o ex-comissário europeu, António Vitorino, ganha 5000 euros por cada reunião a que preside como presidente da mesa da Assembleia Geral da Brisa.

Ainda segundo o CM "a remuneração de António Vitorino foi proposta pela Comissão de Remunerações da Brisa, presidida pelo ex-presidente do BCP, Jardim Gonçalves." --- tudo gente fina, portanto.
O mesmo jornal afirma que " a Comissão Executiva, liderada por Vasco de Mello, recebeu uma remuneração global de 3,9 milhões de euros, entre prémios, salários--base e remunerações variáveis. Em média, os cinco membros da Comissão Executiva receberam 793 mil euros de remunerações em 2008. Os membros não-executivos ganharam uma remuneração fixa global de 607 mil euros, o que representa uma remuneração média de 75 mil euros por ano para cada administrador.Em 2007, os quadros médios e superiores da Brisa receberam 5,3 milhões de euros, a que acresceu uma remuneração variável de 828 mil euros." Isto é que vai uma crise...

domingo, março 22, 2009

ESTUDANTES DO ENTRONCAMENTO
VOLTAM ÀS RUAS
Uma nova manifestação estudantil terá lugar na terça-feira, 24 de Março, data fixada pela Assembleia da República como Dia do Estudante, desde 1987.
Os estudantes do Entroncamento, à semelhança dos seus colegas de todo o país, virão para a rua exigir o fim da legislação que permite a sua suspensão, expulsão ou transferência compulsiva sem sequer serem ouvidos, assim como admite os chumbos por faltas justificadas, mesmo que estas se devam a doença. Os estudantes também exigem mais poder decisão na vida das escolas, onde empresas exteriores até poderão mandar mais que o corpo discente. Querem ainda um efectivo arrranque de aulas de educação sexual, num país onde existe a segunda maior taxa de gravidez na adolescência, em toda a Europa.
Ler mais na Plataforma Estudantil Age...
TERRENO PARA ESQUADRA DA PSP VALIDADO PELOS TÉCNICOS: FALTA AGORA CONSTRUÍ-LA
Técnicos da PSP já visitaram o terreno disponibilizado pela autarquia para a construção da nova esquadra da corporação. O terreno e respectiva localização, junto ao pavilhão desportivo municipal, levou os técnicos a considerá-lo apto para a construção do edifício e dos respectivos acessos.
Apesar de não estar contemplado em Orçamento Geral de Estado, o Ministério do Interior garante que o o edifício irá mesmo ser construído, garantia também sustentada numa reunião da Câmara Municipal pelo vereador Alexandre Zagalo (PS). Este só não promete é quando... O que também não admira: depois das sucessivas aldrabices e adiamentos do seu (dele) governo PS sobre a construção do Centro de Saúde, mais aldrabice sobre a esquadra da PSP daria agora demasiado nas vistas.
A 7 DE JUNHO HÁ ELEIÇÕES EUROPEIAS:
ATENÇÃO AO RECENSEAMENTO ELEITORAL!
As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.
Assim:
- Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão.
- Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.
- Os jovens de 17 anos foram igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.
Verifique o seu número de eleitor@, bem como a freguesia onde vota.
Pode utilizar um dos seguintes meios:
• consulte via Internet www.recenseamento.mai.gov.pt
• envie um SMS para 3838
• informe-se na Junta de Freguesia de S. João Batista, se morar na parte leste da cidade, ou na Junta de Freguesia de Nª Sª de Fátima se residir no lado ocidental do concelho.

segunda-feira, março 16, 2009

4500 EUROS PARA A FACHADA
A maioria PSD que gere a Câmara Municipal gastou 900 contos (em moeda antiga) no reclamo luminoso colocado na fachada do edifício onde estão a funcionar os serviços técnicos municipais, por cima do Banco Millenium.
Para pagar esta e outras facturas, a Câmara aprovou uma alteração orçamental, nesta segunda-feira.
O Bloco de Esquerda absteve-se nesta alteração ao orçamento, pois, a não ser aprovada, seria também colocado em risco o pagamento de vencimentos. Caso estivesse unicamente em causa o reclamo luminoso de fachada, o voto seria, obviamente, contra.
De resto, o vereador do Bloco de Esquerda, Carlos Matias, manifestou o seu desagrado "por, logo no terceiro mês do ano", a Câmara se ver obrigada "a reforçar dotações para assegurar a satisfação de compromissos relativamente previsíveis. Isto diz bem da fiabilidade do Orçamento."
FÓRUNS MUNDIAIS DA ÁGUA EM ISTAMBUL
Cerca de 200 ministros e 300 organizações, sobretudo as grandes empresas mundiais de distribuição de água, são esperadas em Istambul nesta segunda feira, para o V Fórum Mundial da Água.
No final da semana, entre sexta feira e domingo, a capital turca também acolhe o Fórum Alternativo sobre o assunto, sob o lema "Uma outra gestão da água é possível".
Ler mais e comentar...

quarta-feira, março 11, 2009

DEPUTADO JOÃO SEMEDO (BE) PERGUNTA AO GOVERNO
PELAS OBRAS DO CENTRO DE SAÚDE DO ENTRONCAMENTO
O deputado do Bloco de Esquerda quer que a Ministra da Saúde informe "que dificuldades e “pormenores relativos ao seu financiamento” estão a impedir a consignação da empreitada relativa à Ampliação e Modernização do Centro de Saúde do Entroncamento". Recordamos ter sido esta a mais recente justificação do Ministério da Saúde para ainda não ter consignado a empreitada de Ampliação e Modernização do Centro de Saúde.
João Semedo quer ainda saber "qual a data prevista para um efectivo arranque dos trabalhos" e "perante o cronograma previsto para a empreitada, para quando se prevê a sua conclusão".
No pedido de informação, historia-se a sucessão de "promessas, justificações esfarrapadas, meias verdades, desinformação, incompetência e deixa andar."
ASSEMBLEIA MUNICIPAL QUER OBRAS A AVANÇAR
Por proposta do BE, a Assembleia Municipal (AM) do Entroncamento decidiu "repudiar o atraso continuado do início das obras de ampliação do Centro de Saúde". No texto da Moção aprovada por unanimidade, manifesta-se "indignação" pelo arrastamento do processo. A Assembleia Municipal recomendou ainda à Câmara o estabelecimento de "contactos urgentes com as entidades responsáveis, nomeadamente ARS e Ministério da Saúde, tendo em vista a concretização rápida e definitiva das obras."
"Reforma dos Centros de Saúde ameaçada" - Ver aqui notícia relacionada

O BLOCO (TAMBÉM) ESTÁ NA RUA
a
O Bloco de Esquerda está na rua com novos cartazes e com um novo jornal. Todos os placards do Entroncamento já têm a nova imagem e também já está a ser distribuído o jornal, à volta do lema "Quem tem lucros não pode despedir".
Pode igualmente aceder ao jornal aqui.
Esta quarta-feira, ao final da tarde, uma equipa esteve à porta da EMEF- Entroncamento a fazer uma distribuição e a falar com os trabalhadores. Como de costume foi muito bem recebida. O Bloco de Esquerda estava, claramente, a "jogar em casa".

domingo, março 08, 2009

O BLOCO QUER PASSADEIRAS NO Bº FREDERICO ULRICH: O PSD PROMETE "ACALMAR O TRÁFEGO"
O Bloco de Esquerda propôs que fossem colocadas duas passadeiras sobrelevadas na Rua Coronel Joaquim Estrela Teriaga, no início e no fim do troço compreendido entre as Ruas Alberto Saraiva e Sousa e a Rua Dr Eugénio Viana de Lemos.
Como se trata de uma via relativamente larga e com boa visibilidade, é ali frequente a passagem de viaturas com velocidade excessiva. O risco é grande porque residem muitas crianças no bairro, costumando brincar na rua. O acidente poderá, pois, ocorrer a qualquer altura.
O Engº Nuno Valente, técnico municipal, informou a Câmara que o projecto em fase de execução para essa rua até previa 3 passadeiras. Trata-se de um projecto que, depois, será candidato a financiamento comunitário. Com esta informação, o PSD pretendia "liquidar" o assunto --- sem na verdade o resolver, pois ninguém sabe quando serão construídas as passadeiras.
Perante a insistência do vereador do Bloco, que sublinhou a nececessidade de uma resolução (mesmo provisória) em tempo útil e não para "as calendas", o presidente da Câmara (PSD) acabaria por se comprometer aplicar medidas de "acalmia de tráfego". Perante este compromisso (que o tempo de encarregará de mostrar o que vale) o vereador do Bloco acabaria por retirar a proposta. O Bloco de Esquerda voltará ao assunto, se nada for feito.


MANIFESTAÇÕES E PROTESTOS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

HELENA PINTO (BE) FALA SOBRE A CONDIÇÃO FEMININA, ESTA SEGUNDA-FEIRA, EM TOMAR
Associadas à comemoração do Dia Internacional da Mulher, as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal de Tomar promovem duas sessões nesta segunda-feira, com a participação da deputada bloquista Helena Pinto. Helena Pinto falará sobre a Condição Feminina, 10.15 h na Escola Secundária Jacome Ratton e às 15h na Biblioteca Municipal.
Entretanto, neste Dia Internacional da Mulher, milhares de pessoas de vários países saíram às ruas em protesto contra o machismo, a violência e a discriminação. Em Portugal, o 8 de Março foi assinalado com acções simbólicas nas duas principais cidades do país, tendo como pano de fundo a defesa dos direitos das mulheres imigrantes e o combate à violência doméstica, que em 2008 vitimou mais de 30 mulheres.
Ler mais e comentar...

quinta-feira, março 05, 2009

ALGAZARRA NÃO DÁ DESCANSO A MORADORES
Segundo moradores da Cooferpor, é frequente o polidesportivo decoberto (na foto) ser utilizado por grupos de jovens até altas horas da noite, em grande algazarra, perturbando o repouso das pessoas, muitas delas trabalhadores que têm de se levantar muito cedo.
Há largos meses, foi sido entregue ao Presidente da Câmara um abaixo-assinado promovido por dois condomínios da Rua Vitorino Nemésio, pedindo uma intervenção. Até hoje, o pedido não teve resposta e os problemas vêm-se repetindo, de pouco valendo as frequentes chamadas da polícia. Os agentes passam por lá, conversam com os jovens, viram costas e volta tudo ao mesmo.
O problema foi levado à última sessão da Câmara pelo vereador do Bloco de Esquerda. "Tudo indica, afirmou, que terá de haver uma gestão controlada do espaço, para que se concilie a desejável fruição do polidesportivo com o descanso das pessoas, em particular das que têm o “azar” de viver ali mesmo ao lado."
Carlos Matias propôs que o problema fosse estudado por quem gere os espaços desportivos da cidade, eventualmente estabelecendo uma parceria com a direcção Cooferpor que, por estar no local, poderá colaborar na melhor gestão e conciliação de interesses.

ESPAÇO EXTERIOR VAI SER ARRANJADO
Na resposta, o presidente da Câmara afirmou já ter proposto essa parceria à direcção da Cooferpor, não tendo aí encontrado receptividade. Informou já ter sido aberto um concurso para a conclusão dos arranjos exteriores do polidesportivo e que vedação iria ser fechada, sendo a sua abertura e encerramento asseguradas por um funcionário municipal. No entanto, lamentou que, por vandalismo, a vedação fosse frequentemente destruída.

quarta-feira, março 04, 2009

REFORMAS SERÃO METADE DO SALÁRIO EM 2030
As pensões de reforma dos portugueses vão ser as sextas piores dos 30 países mais desenvolvidos do mundo dentro de duas décadas. Em 2030, um trabalhador português que aceda à reforma receberá cerca de 54% do último salário auferido, segundo o estudo Private Pensions Outlook 2008, da OCDE. No mesmo ano, as reformas dos gregos corresponderão a 95,7% do último salário.
Ler mais e comentar...

segunda-feira, março 02, 2009

PROPOSTA DE APOIO SOCIAL A DESEMPREGADOS
MAL ACOLHIDA PELO PSD
Na reunião da Câmara que teve lugar nesta segunda-feira, o presidente da Câmara, Jaime Ramos (PSD) alinhou um conjunto de argumentos contra da proposta do Bloco de Esquerda de apoio social a desempregados. Acabaria, no entanto, por propor ele próprio a sua baixa aos serviços sociais, para análise e informação, a fim de ser agendada em futura reunião da Câmara Municipal. Esta proposta seria aceite por todo o executivo municipal.
Os motivos invocados por Jaime Ramos contra a proposta do Bloco foram os mais variados: ao Estado é que competiria apoiar os desempregados, a Câmara já apoiaria as famílias carenciadas, a proposta seria demasiado permissiva nos apoios... --- enfim, argumentos que, na verdade, não impediriam que a proposta do Bloco fosse aprovada.
O vereador do Bloco de Esquerda recordou existirem "crianças pequenas que chegam á escola sem comer. Nalguns casos será incúria dos pais -- o que infelizmente acontece. Mas, noutros casos trata-se, pura e simplesmente, de miséria e pobreza. Ora, não podemos deixar que isto aconteça, no Entroncamento."
Carlos Matias manifestou-se ainda disponível para "incorporar outras medidas ou melhorar a forma de as operacionalizar" pois, afirmou, "a proposta é aberta". O Bloco aceitou que a proposta viesse a ser reagendada para uma futura reunião da Câmara, desde que isso viesse a acontecer dentro de um prazo razoável --- um mês, por exemplo. Jaime Ramos aceitaria esse prazo, embora inicialmente tivesse afirmado que a proposta iria para os serviços sociais, para análise, mas "sem qualquer compromisso para tempo de regresso."

domingo, março 01, 2009

A ASSEMBLEIA MUNICIPAL TAMBÉM JÁ APROVOU:
PEQUENOS COMERCIANTES VÃO PAGAR MENOS TAXAS
Depois de passar na Câmara Municipal, no sábado foi a Assembleia Municipal do Entroncamento a aprovar por unanimidade a proposta do Bloco, de isenção de pagamento de taxas não urbanísticas pelas empresas da cidade que tenham obtido em 2007 um volume de facturação (venda de mercadorias e produtos e prestação de serviços) inferior a 250.000 €.
Os maiores beneficiados serão os pequenos comerciantes da cidade que, em 2009, não pagarão pela colocação de toldos e anúncios as pesadas taxas a que o PSD os tem obrigado.
A comprovação do valor da facturação em 2007 será efectuado mediante requerimento, ao qual será anexada cópia da declaração IES referente a 2008.
Quem tiver direito à isenção mas já tiver pago as taxas para o ano de 2009 será reembolsado dessa importância, mediante a informação à Câmara do respectivo NIB.