sexta-feira, outubro 31, 2008

PROFESSORES: SINDICATOS E MOVIMENTOS ACORDAM MANIFESTAÇÃO ÚNICA
Representantes da FENPROF e de três movimentos representativos dos professores (APEDE, MUP e Promova) chegaram a acordo sobre a unificação da luta que os tem enfrentado ao governo de José Sócrates. Em comunicado conjunto assinado pelas quatro organizações, é afirmada a "intenção de tudo fazerem no sentido da convergência de lutas". O portal Esquerda.net apurou que houve acordo para a realização de uma manifestação única, a 8 de Novembro.
Leia aqui toda a notícia...

quarta-feira, outubro 29, 2008

BACIA HIDROGRÁFICA DO TEJO
EM SITUAÇÃO DE PRÉ-DESASTRE AMBIENTAL
O nível de poluição é elevadíssimo na quase totalidade dos rios e ribeiras desta bacia e é muito deficiente o funcionamento dos aterros sanitários e de várias ETARs.
Ainda na semana passada, o matutino Público denunciou a grave situação dos aterros sanitários de Abrantes, Chamusca e Almeirim. Existe um "generalizado incumprimento da lei e a ocorrência regular de descargas poluentes nas linhas de água", registava o jornal. A notícia assinalava as evidentes contradições entre as respostas do Ministro do Ambiente aos requerimentos do deputado Luís Fazenda (BE) e os relatórios da Inspecção do Ambiente. Ao deputado bloquista o ministro garante que tudo está bem; enquanto isso, os relatórios dos serviços do próprio ministério registam níveis altíssimos de poluição nos aterros sanitários, muito acima do permitido.

O Bloco de Esquerda irá lançar uma campanha de denúncia destes atropelos e apresentar propostas de solução.

terça-feira, outubro 28, 2008

A LUTA TODA DOS SINDICATOS
CONTRA O CÓDIGO LABORAL
- a opinião de Francisco Louçã
É preciso reconhecer que, na situação difícil da luta dos trabalhadores, com ameaças e pressões patronais, com o medo da crise e do aumento do despedimento, com a maioria absoluta de Sócrates, a luta está insuficiente para responder ao Código. A chave da luta social é por isso a acumulação de forças, o alargamento da mobilização e da solidariedade, o esclarecimento das ameaças que estas leis representam.
Ler mais no portal Esquerda

sexta-feira, outubro 24, 2008

PEÕES EM RISCO NA ENTRADA NORTE DA CIDADE
O elevado tráfego rodoviário, aliado à crescente urbanização da zona, está a aumentar os riscos para os peões que circulam na zona da rotunda do Centro de Línguas, na entrada norte da cidade. Os automóveis saem da A23 a grande velocidade e, apesar de passarem a rotunda das oliveiras, rapidamente chegam à zona do Centro de Línguas. Aí, são frequentemente confrontados com viaturas indevidamente estacionadas e peões a circular.

Carlos Matias, vereador do Bloco, levantou o problema na última reunião do executivo municipal. Sugeriu o reforço da sinalização vertical e horizontal na entrada da cidade, para reforçar a informação aos condutores de que já entraram numa zona urbana. "A travessia dos peões na Avenida Villiers-sur-Marne tem de ser bem estudada, pois há cada vez mais gente a morar ali e, no futuro, o novo loteamento só poderá vir a agravar os riscos", disse Carlos Matias. "Provavelmente terão de ser colocadas bandas sonoras, para travar a velocidade, antes da rotunda do Centro de Línguas", acrescentou.
FREGUESIA DE Nª Sª DE FÁTIMA FEZ 3 ANOS
c
O aniversário foi assinalado esta quarta-feira, ao fim da manhã, com uma sessão promovida pela Junta de Freguesia, a que assistiram diversas entidades locais e cidadãos da freguesia. O Bloco de Esquerda esteve representado pelos dois autarcas da freguesia, Fátima Búzio e Vergílio Rafael, e também por Carlos Matias, recém-empossado vereador da Câmara Municipal.
Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Bilreiro, manifestou a esperança de que o próximo aniversário já fosse celebrado no novo edifício da Junta, ainda em construção. Aliás, a construção deste edifício --- cujas obras foram depois visitadas --- tem sido apresentado como o grande objectivo do mandato da maioria PSD, na freguesia. Trata-se de um espaço que ficará dotado com um auditório independente, com 60 lugares. Segundo Manuel Bilreiro, poderá satisfazer as necessidades desta freguesia a norte do concelho que continua a crescer 2% ao ano.

quarta-feira, outubro 22, 2008

BLOCO QUER SUSPENSÃO
DESTA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES
O Grupo parlamentar do Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um projecto de resolução com vista à suspensão do actual modelo de avaliação de professores, considerado "burocrático e inadequado" e responsável pela instabilidade e "pandemónio" que se vive nas escolas. Em alternativa, o Bloco propõe "a adopção faseada de um novo modelo de Avaliação de Escolas e Docentes, formativo, integrado e participado". Leia no portal esquerda.net a notícia da conferência de imprensa com a deputada Cecília Honório
Ler mais...

terça-feira, outubro 21, 2008

ACADEMIA DE DANÇA ORGANIZA
CAMPEONATO NACIONAL DE DANÇAS DE SALÃO
A prova terá lugar dia 8 de Novembro, no Pavilhão Municipal, nas modalidades de Clássicas e Latinas. Estarão representadas escolas de dança de todo país, incluindo das regiões autónomas, num total que deverá rondar os 500 dançarinos.
Dadas as limitações financeiros da Academia de Dança do Entroncamento, a Câmara Municipal resolveu subsidiar o evento em mil euros, um pouco mais de metade dos mil e novecentos euros de encargos previstos só com os prémios.
BANCOS JÁ TÊM 20 MIL MILHÕES DE EUROS À ORDEM
"Sem garantias, esta lei viola o direito do contribuinte", afirma Francisco Louçã

Na intervenção sobre a proposta de lei do governo que dá garantia aos bancos até 20 milhões de euros, Francisco Louçã lembrou que "nunca havia dinheiro para proteger o sistema de pensões ou para o combate á pobreza. Mas no dia em que alguns bancos perderam dinheiro e confiança, então aparecem em dois dias 20 mil milhões de euros para garantir a tranquilidade aos maiores faltosos".

Veja aqui o vídeo da intervenção do coordenador nacional do Bloco de Esquerda.

domingo, outubro 19, 2008

PARABÉNS BLOCO/AÇORES !
a
Nas eleições legislativas regionais dos Açores, o Bloco de Esquerda chega, pela primeira vez, ao parlamento regional, tendo sido o quarto partido mais votado e obtendo dois mandatos.
Os deputados eleitos são Zuraida Soares (na foto), de 56 anos, professora da Ilha de S. Miguel e José Cascalho, de 41 anos, professor universitário da ilha Terceira.
Leia a notícia na página do Bloco/Açores.

sexta-feira, outubro 17, 2008

CENTRO DE SAÚDE AINDA SEM SINAL DAS OBRAS PROMETIDAS PARA O 3º TRIMESTRE DESTE ANO
Apesar da promessa da ARS de que "o mais tardar no terceiro trimestre" deste ano "as máquinas avançam no terreno”, vamos a meio de Outubro e não há sinal das obras de ampliação e modernização do Centro de Saúde do Entroncamento.
É, afinal, mais um arranque falhado das obras, depois de já ter estado prometido para o final de 2006, há quase dois anos. Na altura, o adiamento terá ficado a dever-se à necessidade de rever o projecto. Mas, depois, o processo andou "enrolado", até Agosto passado, mais de um ano e meio depois.
A proposta de Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2009, agora entregue pelo Governo na Assembleia da República, atribui uma verba de 900 mil euros para as obras do Centro de Saúde do Entroncamento. Trata-se (finalmente) de uma quantia significativa, depois dos insignificantes 50 mil euros atribuídos este ano e que, segundo reconheceu um responsável da ARS, “não é suficiente para a obra entrar em estaleiro”.
Mas desde inscrever uma verba no OGE até gastá-la no Entroncamento ainda vai uma certa distância...

PS, PSD E CDS CHUMBAM
CONTROLO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS.
PS, PSD e CDS chumbaram na Assembleia da República as propostas do Bloco de Esquerda para a criação de um mecanismo de controlo dos preços dos combustíveis.

O projecto de lei do Bloco tinha como objectivo abolir a liberalização e instituir um mecanismo antiespeculativo de formação de preços. "A liberalização é a garantia do controlo do monopólio pelas empresas, é aceitar que sejam empresas com poder total no mercado a regular", acusou Francisco Louçã.
Ler mais no portal Esquerda...

terça-feira, outubro 14, 2008

BE DE TORRES NOVAS TOMA POSIÇÃO

BASTA DE GRANDES SUPERFÍCIES COMERCIAIS
A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou uma baixa significativa das taxas relativas ao Mercado Diário. Tenta assim contrariar a situação difícil por que passa aquele mercado e em particular os vendedores. A situação económica da população e a proliferação de superfícies comerciais em Torres Novas não são alheias a esta realidade.
Mas o BE torrejano considera que, para ser sério, o propósito camarário de apoiar o Mercado Diário deveria ser acompanhado de outra medida: a revogação da licença de construção da nova superfície comercial junto ao empreendimento Beira Rio. Este licenciamento já mereceu o parecer negativo da comissão de economia da CCRLVT, parecer esse que devia ser respeitado pelos fundamentos que apresenta.
"PROFESSORES VIRÃO DE NOVO PARA A RUA", ASSEGURA SINDICATO
A reunião entre a FENPROF e a ministra da Educação não serviu para atenuar as divergências existentes. "As questões de fundo não tiveram resposta", afirmou Mário Nogueira à saída da reunião, antes de abrir uma polémica com os movimentos de professores sobre a data dos protestos: alguns movimentos marcaram o protesto para 15 de Novembro, mas a FENPROF demarca-se, dizendo que "é demasiado tarde".
Ler mais, no portal Esquerda...

segunda-feira, outubro 13, 2008

CARLOS MATIAS ASSUME O LUGAR DE VEREADOR DO BE
NA CÂMARA MUNICIPAL DO ENTRONCAMENTO

A
Carlos Matias (na foto), até agora deputado municipal do BE e número dois na lista bloquista candidata ao executivo municipal nas últimas eleições autárquicas, irá substituir Henrique Leal na Câmara Municipal do Entroncamento.
A substituição deverá operar-se já na próxima reunião da Câmara, a 20 de Outubro.
Henrique Leal deixa o lugar de vereador a seu pedido, por motivos de ordem estritamente pessoal e familiar, compreendidas e aceites pelo Secretariado local do BE. Aliás, Henrique Leal continua no Secretariado , em actividade política mais conciliável com a sua vida pessoal.
A saída de Carlos Matias da Assembleia Municipal do Entroncamento levará, por sua vez, à chamada de Fátima Roldão para este órgão. A professora Fátima Roldão estava colocada em quarto lugar na lista do Bloco de Esquerda candidata à Assembleia Municipal
.

sexta-feira, outubro 10, 2008

APROVADA CANDIDATURA PARA NOVA ESCOLA EB1
A Câmara Municipal deliberou candidatar-se à construção de uma nova escola EB1, um equipamento já previsto na Carta Escolar em vigor no concelho.
A construção da nova escola só será apoiada em 40% pelo Estado central, ficando os restantes 60% a cargo da autarquia.
CÂMARA ASSOCIA-SE À HOMENAGEM A M. ESTRIGA
Por unanimidade, a Câmara Municipal decidiu associar-se à homenagem a Manuel Estriga, pelo seu relevante trabalho na promoção do atletismo. A homenagem havia sido anteriormente prestada pelo "cidadão Jaime Ramos", durante a Gala "Carril Dourado". E fê-lo abusivamente em nome da Câmara Municipal, pois esse orgão autárquico nunca havia tomado qualquer deliberação nesse sentido.
Ao associar-se agora à homenagem e ainda por cima por unanimidade--- o que a Assembleia Municipal aliás também já fizera, também por proposta do Bloco --- a Câmara Municipal acaba por reconhecer que Jaime Ramos não falou em seu nome, durante a Gala do "Carril Dourado".
(Ver post anterior sobre este assunto)

quarta-feira, outubro 08, 2008

O SUPOSTO PIONEIRISMO DE SÓCRATES
OU DE COMO A MENTIRA TEM "PERNA CURTA"
Com o apoio do governo de Sócrates, o objectivo do consórcio JP Sá Couto e da Prológica, em parceria com a norte-americana Intel, seria produzir os "magalhães" a partir de uma fábrica em Matosinhos e "exportar a tecnologia e os equipamentos para o mundo". Foi isto que foi amplamente publicitado.
Só que a verdade vai sendo conhecida a pouco e pouco. Para além do limitado envolvimento das empresas nacionais e do processo por fraude fiscal em que está envolvida a JP Sá Couto (ver notícia de o Público de hoje), o Brasil tem um projecto idêntico, há quase dois anos! Tudo está contado aqui.

segunda-feira, outubro 06, 2008

PRESIDENTE DA CÂMARA "DESCONHECE" QUANTO CUSTARAM AS AGENDAS DISTRIBUÍDAS...
Alguns milhares de agendas em bom papel e graficamente muito cuidadas foram distribuídos pela Câmara Municipal a alunos e professores das escolas da cidade. Cada uma insere duas mensagens, uma do próprio presidente da Câmara e outra do vereador da educação.
Curiosamente, Jaime Ramos, quando interpelado na Câmara Municipal pelo vereador do Bloco de Esquerda, afirmou desconhecer quanto custara aos cofres municipais a operação de propaganda. Vai ver e depois diz...
Se à agenda somarmos os boletins municipais de auto-promoção, mais as almoçaradas e passeios aos idosos, mais as "galas", etc.... temos uma gigantesca (sub-reptícia e onerosa) campanha eleitoral paga por todos os contribuintes.
Nalgumas salas de professores, este bodo tem sido motivo de chacota. "Podemos ser humilhados e ofendidos, mas não somos parvos", diz-nos um professor. "Muitos até irão usar a agenda, depois de arrancar a primeira página, onde estão as mensagens..."

sexta-feira, outubro 03, 2008

CRIANÇAS DA PRÉ-PRIMÁRIA CUJOS PAIS NÃO TRABALHAM SÃO EXCLUÍDAS DO APOIO ESCOLAR
A Câmara aprovou e a Assembleia Municipal também já ratificou o novo Regulamento de Apoio às famílias com crianças na rede pública do ensino pré-escolar. O município irá proporcionar às crianças um conjunto de apoios, como um serviço de refeição e diversas actividades, em prolongamento de horário e nas pausas lectivas. A ideia é apoiar as crianças cujos pais estão a trabalhar.
Tal não deveria obrigar à excusão de todas as outras, que também poderiam beneficiar de actividades de enriquecimento, se os pais assim o entendessem. Mas é mesmo isso que irá acontecer: se os pais não trabalharem, os miúdos já não terão direito à refeição, nem a actividades de enriquecimento escolar. Se, por exemplo, um casal com filhos ficar subitamente desempregado, além de ficarem privados de salário, a Câmara ainda lhes retira o apoio escolar aos filhos em idade pré-escolar.
Isto é injusto. Por isso o Bloco de Esquerda votou contra a proposta PSD de Regulamento na Câmara Municipal (votos favoráveis de PSD e PS) e na Assembleia Municipal (votos favoráveis de PSD, PS e CDU). Por conseguinte, apesar da aberrante disposição, a tal proposta de Regulamento "passou" em ambos os orgão autárquicos.

quinta-feira, outubro 02, 2008

UNIVERSIDADE LUSÓFONA "TEM INTENÇÃO" DE FAZER REGRESSAR O ENSINO SUPERIOR AO ENTRONCAMENTO
Segundo informou o Presidente da Câmara, no final da Assembleia Municipal do último sábado, durante a semana passada a Câmara terá assinado um "Protocolo de Intenções" com a Universidade Lusófona, para este estabelecimento de ensino superior vir a leccionar no nosso concelho.
Não são conhecidos os termos de tal protocolo, pelo que o BE irá solicitar mais informações

INTERVENÇÃO DO DEPUTADO LUÍS FAZENDA (BE), NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

"A CRISE NÃO É UM ACIDENTE, É A FACE DO CAPITALISMO"