terça-feira, setembro 30, 2008

OS TRABALHADORES ESTÃO EM LUTA
-- CARVALHO DA SILVA EM TORRES NOVAS
Esta quarta-feira, os trabalhadores estarão em luta por uma repartição mais justa dos rendimentos, por melhores salários e pelo emprego sem precariedade, contra a revisão gravosa do código laboral e por melhores reformas e pensões.
Por todo o país, haverá greves, concentrações e plenários nas empresas e sectores profissionais. Carvalho da Silva, coordenador nacional da CGTP-IN, estará às 10.30h no plenário de trabalhadores da Rodoviária do Tejo, em Torres Novas.
O Bloco de Esquerda saúda a CGTP-IN --- que faz esta quarta-feira 38 anos --- e os trabalhadores que entram em luta pelos seus direitos, contra a política neo-liberal do governo dito "socialista".

segunda-feira, setembro 29, 2008

"A CRISE DE WALL STREET EQUIVALE À QUEDA DO MURO DE BERLIM" - opinião do Nobel da Economia Joseph Stiglitz
Para o prémio Nobel de Economia de 2001, a crise financeira que atingiu Wall Street e os mercados financeiros de todo o mundo equivale, para o fundamentalismo de mercado, ao que foi a queda do Muro de Berlim para o comunismo. "Ela diz ao mundo que esse modelo não funciona. Esse momento assinala que as declarações do mercado financeiro em defesa da liberalização eram falsas", diz Stiglitz.
Entrevista a Joseph Stiglitz, publicada na Carta Maior

sábado, setembro 27, 2008

ASSEMBLEIA MUNICIPAL (AM) TAMBÉM HOMENAGEIA MANUEL ESTRIGA

A AM ASSOCIA-SE À HOMENAGEM E RECOMENDA À CÂMARA QUE FAÇA O MESMO
A Assembleia Municipal decidiu, por unanimidade associar-se "à justa homenagem recentemente prestada pelo cidadão Jaime Ramos, ao munícipe Manuel Estriga, pelo seu contributo exemplar para o desenvolvimento do atletismo na nossa cidade, recomendando à Câmara que tome idêntica decisão."
A bancada do PSD não gostou nada dos termos da proposta do BE, mas acabaria por também votá-la favoravelmente.

O IMPENSÁVEL ACONTECEU
- a opinião do Professor Boaventura Sousa Santos
O Estado que regressa como solução é o mesmo Estado que foi moral e institucionalmente destruído pelo neoliberalismo, o qual tudo fez para que sua profecia se cumprisse: transformar o Estado num antro de corrupção. Isto significa que se o Estado não for profundamente reformado e democratizado em breve será, agora sim, um problema sem solução.

sexta-feira, setembro 26, 2008

EMPRESA FERROVIÁRIA PRIVADA ENTRA NO TRANSPORTE DE MERCADORIAS

TAKARGO GANHA UM NEGÓCIO COM A "AJUDA" DA CP:
HELENA PINTO (BE) PEDIU EXPLICAÇÕES AO GOVERNO
A empresa do Grupo Mota-Engil começou esta quinta-feira a operar, transportando balastro para as obras de modernização da linha Barreiro Pinhal-Novo. Em meados de Outubro começará a fazer dois comboios diários com contentores, entre Setúbal e Alverca. Em Dezembro, a Takargo iniciará o transporte de mercadorias entre Madrid e Lisboa: primeiro, 3 vezes por semana e diariamente, logo que tenham locomotivas suficientes. Já em 2009, o novo operador ferroviário privado de transporte de mercadorias transportará peças de automóvel para a Renault, entre Valladolid e Cacia, quatro vezes por semana.
a
Para ganhar este negócio, a Takargo contou com uma estranha apatia da CP. A Renault pediu um orçamento à CP para a realização da operação. No entanto, apesar das insistências, o operador público nunca respondeu ao pedido, vindo posteriormente a Renault a contactar a Takargo, com quem fecharia o negócio.
Em requerimento entregue na Assembleia da República, a deputada Helena Pinto (BE) já perguntou ao governo "porque motivo não apresentou a CP o orçamento solicitado pela Renault relativo ao transporte de mercadorias". Nesse documento o Bloco de Esquerda manifesta a sua incompreensão pelas razões que terão levado a CP não apresentar orçamento à Renault, pois "permite que outras empresas facilmente ocupem espaço num mercado emergente e em amplo crescimento, o qual poderia contribuir para melhorar os seus resultados e para o qual tem todas condições técnicas e operacionais para desempenhar um serviço de qualidade. "

terça-feira, setembro 23, 2008

A CÂMARA DECIDIU

DERRAMA PELO MÁXIMO
IRS SEM DESCONTO
Exclusivamente com os votos favoráveis do PSD, a Câmara decidiu aplicar em 2009 a taxa máxima da derrama, ou seja, "1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC)".
Esta é uma taxa opcional, cuja aplicação se tornou regra na Câmara do Entroncamento, de há largos anos para cá. O Bloco de Esquerda defendeu a isenção da derrama para rendimentos baixos e, depois a aplicação de uma taxa progressiva. Por isso, o Bloco de Esquerda votou contra a proposta PSD.
Já quanto à receita proveniente do IRS --- imposto directo, universal e progressivo --- o Bloco de Esquerda defendeu que o município não deveria abdicar dos 5% da cobrança de IRS, a que tem direito. A proposta acabaria por ser aprovada apenas pelo Bloco e pelo PSD.

sexta-feira, setembro 19, 2008

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

TRANSPORTES FERROVIÁRIOS MAIS BARATOS E A MODERNIZAÇÃO DA LINHA DO NORTE
- defendeu o Secretariado do Entroncamento do BE
O atraso na modernização da linha ferroviária do norte e a sua saturação estão a ter consequências gravosas para os seus habituais utilizadores, em especial para os passageiros do serviço regional. Estes são claramente prejudicados pela elevada prioridade atribuída pela CP aos serviços intercidades e alfas, circulações mais rentáveis e em que a não conformidade com a qualidade exigida é mais penalizadora para o operador ferroviário.
A reconhecida deficiência do serviço regional entre Entroncamento e Lisboa não tem, todavia, impedido um desmesurado aumento de preço das assinaturas mensais dos comboios, sem qualquer correspondência nas taxas de inflação ocorridas.
Em conferência de imprensa, Henrique Leal e Carlos Matias (na foto), em nome do BE solidarizaram-se com os trabalhadores vítimas do "assalto" da CP, exigindo a criação de um passe social para a ferrovia, até ao Entroncamento. Defenderam também a modernização da linha do norte e a realização de estudos com vista à sua quadruplicação.

quinta-feira, setembro 18, 2008

ANTECIPANDO A DECISÃO DO GOVERNO

EM 2009, O IMI BAIXARÁ LIGEIRAMENTE
A
Unicamente com os votos favoráveis do PSD, o executivo municipal aprovou as taxas de IMI para o próximos ano: 0,7% para os prédios urbanos não avalidos e 0,4% para os prédios urbanos já avaliados. Este ano as taxas em vigor são, respectivamente, de 0,8% e 0,5%.

A proposta PSD visou, explicitamente, aplicar os valores máximos que, segundo já afirmou publicamente José Sócrates, irão ser fixados pelo governo. Portanto, só obrigado Jaime Ramos e o PSD aceitaram baixar as taxas do IMI --- e, mesmo assim, baixaram o menos possível.
Na reunião da Câmara e à semelhança do que já havia feito no ano passado, o Bloco de Esquerda voltou a defender a aplicação em 2009 de taxas intermédias ao intervalo admitido: 0,6% e 0,3%. Contudo, a maioria absoluta do PSD impôs a decisão final.

terça-feira, setembro 16, 2008

A CÂMARA MUNICIPAL VAI PRIVATIZAR ESPAÇO DA ANTIGA PISCINA

O BE OPÕE-SE À PRIVATIZAÇÃO
DE EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS
A Câmara Municipal do Entroncamento decidiu entregar à exploração privada o espaço das antigas piscinas municipais. Aí será instalado um ginásio com diversas valências, uma sauna, um banho turco, um auditório para 70 pessoas e outros equipamentos de apoio. Só que, ao contrário de outros equipamentos municipais --- como o Centro Cultural, o Estádio, o Cine-Teatro S. João ou o Pavilhão Municipal --- este será entregue para exploração comercial a quem pagar mais, numa hasta pública.
O Bloco de Esquerda opôs-se a esta decisão, na Câmara Municipal. Lamentavelmente a maioria PSD e PS impôs-se. O Bloco de Esquerda não abdica da sua posição, em nome de todos aqueles que exigem às autarquias uma lógica de serviço público e não de serviço aos negócios de alguns.

sábado, setembro 13, 2008

RIO TEJO CANDIDATO A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
A candidatura do Tejo a Património da Humanidade será entregue na UNESCO (organização das Nações Unidas, para a educação e a cultura) até ao final deste ano. A iniciativa partiu da associação portuguesa Amigos do Tejo e da sua congénere espanhola Tajo Sustenible. A candidatura parte da enorme riqueza histórica e patrimonial que, segundo afirmou Carlos Salgado, presidente dos Amogos do Tejo, " inspirou usos, costumes e culturas muito diversificadas", ao longo de todo o seu curso.
Dada a enorme complexidade da candidatura, é expectável que todo o processo junto da UNESCO dure, pelo menos, seis anos.

quinta-feira, setembro 11, 2008

3969 CIDADÃOS DO ENTRONCAMENTO EXIGEM
MELHOR SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
Concretamente, o abaixo-assinado promovido pela Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde do Médio Tejo, nos últimos meses subscrito por milhares de pessoas, exige melhores instalações para o Centro de Saúde e a colocação de mais médicos, enfermeiros e outros profissionais.
A Comissão de Utentes convidou os diversos partidos com representação local para a Conferência de Imprensa ocorrida ao final da tarde de quinta-feira, em que foi apresentada a totalidade das assinaturas recolhidas e feita uma apreciação à prestação do Serviço Nacional de Saúde. Carlos Matias, deputado municipal bloquista, esteve presente e vincou o apoio do Bloco de Esquerda à iniciativa da Comissão de Utentes, comprometendo-se, em nome do BE, a defender os objectivos subscritos por quase 4 mil cidadãos do nosso concelho.
"FIAÇÃO E TECIDOS" DESINVESTE NA PRODUÇÃO
lSegundo noticia do semanário Expresso, a Companhia Nacional de Fiação e Tecidos, de Torres Novas, "está a transfigurar-se para sobreviver, tornando-se mais comercial do que industrial". A empresa que outrora fiava e tecia, centrou-se agora unicamente na tecelagem e acabamentos. A fiação do algodão é feita na Índia e a do linho no Egipto. Há 10 anos, na Fiação e Tecidos -- nome por que é geralmente conhecida a empresa --- ainda laboravam 800 trabalhadores. Hoje já não passam dos 160.
Segundo declarou ao Expresso o administrador Lima Mayer, estará a ser avaliada a transferência da empresa para uma nova unidade, vendendo os valiosos 3 hectares em que está implantada a empresa, há mais de 160 anos. Esses terrenos, hoje valem muito dinheiro e, segundo ele, gerariam "uma receita preciosa para aliviar o passivo". Ao Expresso, Lima Mayer nada diz sobre eventuais novos "alívios" de postos de trabalho -- leia-se extinção de mais postos de trabalho --, nem sobre a nova localização da empresa, caso esta mude.

terça-feira, setembro 09, 2008

DESCARGA NO ALVIELA MATA CENTENAS DE PEIXES

O presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros (Santarém), Firmino Oliveira, denunciou esta segunda-feira mais uma mortandade de peixes no rio Alviela. Firmino Oliveira disse à agência Lusa que, ao princípio da tarde de segunda-feira, centenas de peixes “enormes” começaram a aparecer dando sinais de falta de oxigénio.

Segundo disse, tudo indica que houve mais uma descarga, que atribui à estação de tratamento de águas residuais de Alcanena, uma vez que “não há pecuárias a montante da freguesia e o forte cheiro que se sente é a crómio”. Firmino Oliveira disse que os moradores da zona do mouzeiro começaram a sentir “um forte cheiro” de manhã, tendo começado a aparecer, ao princípio da tarde, peixes em agonia. “É um inferno assistir a este agonizar dos peixes”, afirmou.

sábado, setembro 06, 2008

REGULAMENTO REGULA POUCO..

CÂMARA FICA COM PODERES PRATICAMENTE DISCRICIONÁRIOS NA GESTÃO DA DA Z. INDUSTRIAL
Depois de, em anterior sessão de Câmara, ter sido retirado da Ordem de Trabalhos para reapreciação (ver post anterior), o executivo municipal reanalisou o novo Regulamento para a segunda fase da zona industrial. A proposta de Regulamento era praticamente a mesma e o PSD não aceitou nenhuma das propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda: apenas modificou um ou outro pormenor, pouco relevante. Mas, desta vez, a proposta foi mesmo votada e, algo supreendentemente, aprovada com os votos do PSD e... do PS, partido que antes havia feito algumas críticas ao projecto inicial.

OS NÚMEROS NÃO MENTEM

METADE DOS TRABALHADORES
GANHA MENOS DE 600 EUROS
1,677 milhões de portugueses, ou seja, quase metade do total dos trabalhadores por conta de outrém, tem um salário inferior a 600 euros. O estudo do INE revela também que um terço dos empregos criados no segundo trimestre de 2008 oferecem salários mensais abaixo de 310 euros.

quarta-feira, setembro 03, 2008

JUSTIÇA SOCIAL TEM DE PASSAR DOS DISCURSOS

CGTP QUER SALÁRIO MÍNIMO NOS 600 EUROS, EM 2013
Aumento real dos salários em 2% e subida do salário mínimo para 600 euros em cinco anos são algumas das bandeiras que vão marcar o próximo ano de luta da CGTP. Carvalho da Silva acusou ainda a ministra da educação de manipulação grosseira na reacção ao desemprego de milhares de professores e considerou chocante que José Sócrates tenha elegido os Call-centers como o emprego do futuro.
Ler mais, no portal esquerda.net...

terça-feira, setembro 02, 2008

A CP RECONHECE MAU SERVIÇO, NO ENTRONCAMENTO

UMA LINHA DO NORTE QUÁDRUPLA "É ESSENCIAL"
Em entrevista ao Diário Económico (DE) , Cardoso dos Reis, presidente da CP, defendeu a quadruplicação da linha do Norte, actualmente já saturada e sem capacidade para receber mais circulações. O presidente da operadora ferroviária reconhece como "crítico" o troço entre Cartaxo e Entroncamento e o mau serviço ferroviário prestado aos clientes do Entroncamento, Santarém e Tomar, devido aos atrasos nos tempos de percurso.