segunda-feira, outubro 29, 2007

EXTRAORDINÁRIO!

PSD CONVOCA EXTRAORDINARIAMENTE A CÂMARA
PARA ADIANTAR UMA SEMANA O NEGÓCIO DOS TERRENOS DA FÁBRICA DOS VINAGRES

O Bloco foi surpreendido a meio da semana passada por uma convocatória extraordiária da Câmara, para a última sexta-feira. Afinal, que se passaria de tão grave e importante no concelho, que não pudesse esperar para a reunião do executivo, já na próxima segunda-feira, apenas uma semana depois?
Resposta: o negócio dos terrenos da Fábrica dos Vinagres, mesmo ao lado do Centro de Saúde, e a legalização do E. Leclerc não podem esperar...

Até há pouco tempo, as alterações aos planos de ordenamento tinham de ser aprovados pelo governo e só depois eram publicados no Diário da República (DR). Agora, já não: em regra, as Câmaras já podem mandar directamente estes instrumentos de ordenamento do território para o Diário da República. É o que se passa já em dois casos do Entroncamento.
No caso do E. Leclerc trata-se de uma pequena alteração ao PDM. No outro, trata-se do famigerado negócio entre a empresa dos vinagres e a maioria PSD na Câmara, que apareceu publicamente "travestido" de Plano de Pormenor, aprovado só pelo PSD na Câmara e na Assembleia Municipal.
Agora, já é dispensada a via sacra pelos departamentos do governo e a própria Câmara Municipal já pode, então, mandar publicar em DR --- coisa que poderia perfeitamente decidir na segunda-feira que vem.
Mas não. Ao contrário de muitos municípes, que esperam meses e anos em vão por uma resposta aos seus problemas, a maioria PSD não quer fazer esperar estes negócios. E vai daí, chega ao ponto ridículo de convocar uma reunião extraordinária para adiantar uma semana em processos há anos em curso. Elucidativo dos interesses que estes senhores privilegiam. Para o PSD há munícipes e há municípes.
Como antes, o Bloco votou pela alteração do PDM que permite legalizar o E. Leclerc e contra o chamado "Plano de Pormenor" que viabiliza a operação imobiliária nos terrenos ao lado do Centro de Saúde.

quinta-feira, outubro 25, 2007

TEXTO COMPLETO DO COMUNICADO DE IMPRENSA DO SECRETARIADO DO BLOCO

A AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE NÃO PODEM CONTINUAR EM LISTA DE ESPERA:

BLOCO PROPÕE A INSCRIÇÃO DE 350 MIL EUROS EM PIDDAC

A proposta do governo PS de Orçamento de Estado para o próximo ano, volta a inscrever uma verba irrisória para a ampliação e modernização do Centro de Saúde do Entroncamento. Apenas 50 mil euros aparecem inscritos no PIDDAC, montante que, quando muito, será suficiente para pagar o projecto.
Recordamos que, no ano passado, o ministério prometeu iniciar os trabalhos até 31 de Dezembro. Em Maio último, a requerimento do Bloco de Esquerda, o governo deu conta de que teriam de ser introduzidas algumas alterações ao projecto inicial, razão por que continuava tudo parado.
Apesar disso, as informações então prestadas permitiam concluir que seria possível o início das obras no início de 2008. No entanto, a escassez da verba agora inscrita na proposta do Orçamento de Estado só pode evidenciar que, mais uma vez, o governo PS nada quer fazer em 2008, na ampliação e modernização do Centro de Saúde do Entroncamento.
Ora, as instalações do Centro de Saúde do Entroncamento há muito estão ultrapassadas. Criam dificuldades a quem lá trabalha, não acolhem devidamente os utentes e não contemplam as novas respostas do Serviço Nacional de Saúde. Hoje, já são insuficientes para as necessidades --- e as dificuldades só poderão aumentar, com o rápido crescimento demográfico do concelho.

O BLOCO COM POSIÇÕES MUITO CLARAS E COM PROPOSTA PARA O OGE
O Bloco de Esquerda não aceita, pois, mais um protelamento desta obra, tão necessária.
Apelamos a todos os interessados para rejeitarem mais esta tentativa de adiamento, que prejudica a cidade e quem cá vive.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda irá apresentar uma proposta alternativa de inscrição de 350 mil euros no OGE 2008, para a obra de ampliação e modernização do nosso Centro de Saúde, montante que garantirá cobertura financeira para um efectivo arranque dos trabalhos.

quarta-feira, outubro 24, 2007

DAQUI A POUCO OUVIREMOS SÓCRATES A FALAR CONTRA OS TRABALHADORES "PRIVILEGIADOS" DA INDÚSTRIA TÊXTIL

PATRÕES QUEREM SUPRIMIR FERIADOS
E SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL

O presidente da Associação do Têxtil e do Vestuário de Portugal (ATP) defendeu, na abertura do 9º Forum do sector, que o Governo ponha travão às expectativas de aumentos salariais para os próximos anos, que suprima alguns feriados do calendário nacional e que elimine os subsídios de férias e Natal.
Paulo Nunes de Almeida, explicou que esta é a única forma de "garantir a competitividade das empresas de mão-de-obra intensiva, em particular as confecções", argumentando que, para o governo cumprir o objectivo de chegar a 2011 com um salário mínimo de 500 euros mensais é necessária uma actualização anual de 5,5 por cento que coloca "uma boa parte das empresas numa situação de não poder continuar a laborar, pois é-lhes impossível acomodar o aumento de custos, os quais jamais se poderão repercutir nos preços praticados aos clientes, em especial nos mercados internacionais".

Para compensar a subida do salário mínimo, a ATP reclamou a diminuição do número de feriados, a isenção dos descontos para a Segurança Social das horas suplementares, a limitação dos montantes globais das indemnizações por despedimento e a redução das remunerações dos trabalhadores de de 14 para 12 meses, acabando com os subsídios de Natal e de férias. As propostas foram apoiadas pelo economista Daniel Bessa (na foto), ex-ministro da Economia de António Guterres.

Por enquanto, ainda não defenderam a escravatura ou o pagamento com uma simples malga de sopa. Mas, como sempre, Sócrates estará bem atento às necessidades das empresas "num contexto de globalização". Estamos certos de que Luís Filipe Menezes, compreensivo, apoiará o PS em mais esse "desígnio estratégico"...

segunda-feira, outubro 22, 2007

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

O BLOCO TEM PROPOSTA DE SOLUÇÃO
O Secretariado do Entroncamento do Bloco vai apresentar em Conferência de Imprensa a sua proposta que está a preparar, para contrariar o adiamento das obras de ampliação e modernização do Centro de Saúde (ver post abaixo, sobre este assunto). Os jornalistas estão convidados a comparecer esta quinta-feira, às 5 da tarde, em frente ao Centro de Saúde.

VOZES DO BLOCO

O BLOCO DE ESQUERDA, ÀS QUARTAS-FEIRAS,
NA RÁDIO VOZ DO ENTRONCAMENTO
A Rádio Voz do Entroncamento vai começar a emitir semanalmente curtos registos de opinião de Fátima Roldão, Henrique Leal, Luís Grácio e Carlos Matias -- todos eles membros do secretariado local do Bloco. Os quatro falarão à vez, em nome do Bloco de Esquerda, sobretudo sobre assuntos locais. As rubricas serão emitidas às 8.45h e repetidas às 17.30h de cada quarta-feira.
A série começa já nesta quarta-feira, com um registo de opinião de Carlos Matias.
Esta colaboração responde a um convite dirigido pela direcção da RVE emissora aos quatro partidos com representação local. Todos falarão em idêntico horário, de terça a sexta-feita.

sexta-feira, outubro 19, 2007

MAIS UMA VEZ

GOVERNO PS ADIA AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE
Os mapas do PIDDAC, constantes da proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano, voltam a inscrever uma verba irrisória para a ampliação e modernização do Centro de Saúde do Entroncamento. Para 2008, apenas estão inscritos 50 mil euros, (cerca de dez mil contos antigos) que, como todos sabem, mal dará para pagar o projecto. Se der...
Depois de ser prometido o arranque das obras em Janeiro deste ano, o Ministério "meteu os pés pelas mãos" perante um requerimento do Bloco de Esquerda que, em Março passado, quis saber o porquê do atraso que já na altura se verificava.
Respondeu então o governo que processo relativo à abertura do concurso público da empreitada de Ampliação e Remodelação do Centro de Saúde do Entroncamento, não estaria “em conformidade com as directivas que entraram, recentemente, em vigor”. Nesse sentido, acrescentava, "estão a ser diligenciados os procedimentos de modo a obter os elementos necessários para a elaboração do projecto, estando o início das obras de ampliação dependente da obtenção dos referidos elementos e da respectiva análise definitiva, estimando-se 6 a 7 meses para a abertura do concurso público da empreitada após a aprovação do processo corrigido e autorizado”.

AS JUSTIFICAÇÕES DO MINISTÉRIO NÃO "BATEM CERTO"
Ora, depois de Maio, data da resposta do Ministério da Saúde ao requerimento do Bloco, já lá vão quase seis meses, tempo mais do que suficiente para corrigir e aprovar um processo, atendendo a que se refere a uma obra já muito atrasada.
Com mais 6 meses para o concurso, as obras a iniciar-se-iam durante o segundo trimestre de 2008.
Só que, nesse caso, seriam necessários bem mais do que os escassos 50 mil euros inscritos em PIDDAC, para pagar a obra feita até ao final do ano que vem!
Conclusão? O governo está a arrastar o processo, vai adiando a obra para não gastar dinheiro e só inscreveu aquela pequena verba no PIDDAC para nos calar a boca a todos, cá no Entroncamento.
O Bloco de Esquerda não aceita esta decisão injusta e inqualificável e irá apresentar a proposta alternativa que se impõe.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM LISBOA

DUZENTOS MIL SAIRAM À RUA
POR UMA EUROPA SOCIAL
Foi a maior manifestação dos últimos 20 anos, disse o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva.
Pelos cálculos da própria polícia, foram 200 mil os trabalhadores e trabalhadoras que responderam ao apelo da CGTP para se manifestarem diante da cimeira de chefes de Estado e de governo da União Europeia, atrás de uma faixa em que se lia: "Por uma Europa social - emprego com direitos". "Pela sua dimensão e pelas suas características, hoje é um dia histórico», disse Carvalho da Silva, sublinhando que agora "vão ampliar-se as alianças sociais e a luta dos portugueses".

terça-feira, outubro 16, 2007

"DEMOCRACIA" À MODA DO PSD

REGULAMENTO DE URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO
APROVADO EXCLUSIVAMENTE PELO PSD

O que se passou na última reunião camarária evidenciou, mais uma vez, o total desrespeito do PSD por aquele orgão. O PSD transforma as sessões do executivo num arremedo de discussão pseudo-democrática, num verdadeiro atentado ao mais elementar respeito pessoal e político pelos restantes vereadores. O Presidente da Câmara e vereadores do PSD revelam uma total falta de seriedade política!
A história conta-se em poucas linhas. O PSD atribuiu aos vereadores da oposição --- que, ao contrário deles, não são pagos para estar na política a tempo inteiro --- escassas 48 horas para analisar, discutir, aprofundar e votar um documento de 64 páginas, com 71 artigos e uma extensa fundamentação económica! Estamos a falar do Regulamento e a Tabela de Taxas, referidas no título deste post, e no qual introduziram mais de 20 alterações, algumas com evidente significado político.
À semelhança do que ocorreu em Regulamento similar, discutido há pouco tempo (ver post anterior, de 3 de Outubro), o Bloco de Esquerda voltou a propôr o adiamento da discussão por duas semanas, para a próxima reunião. Isso permitiria estudar o texto e até, eventualmente, acolher propostas alternativas, num ou noutro ponto.
Mais uma vez, o PSD impôs a votação imediata. O Bloco de Esquerda votou contra, pois recusa-se a "passar cheques em branco" a quem quer que seja e muito menos ao PSD. Desta vez, também o PS votou contra, pela mesma razão e porque apresentou discordância em relação a um ou outro aspecto do documento, em concreto.

"Orgulhosamente só", o PSD do Entroncamento governa. Aqui e ali, de vez em quando, só a democracia os atrapalha.

APESAR DE SEREM DIAS FERIADOS

MERCADOS DIÁRIO E SEMANAL VÃO FUNCIONAR
A 24 DE NOVEMBRO, 1 E 8 DE DEZEMBRO
A Câmara teve em conta o facto destes feriados coincidirem com sábados, dias de importância para o abastecimento público e para a actividade comercial.
Já na sessão anterior da Câmara, o executivo dera uma resposta positiva a um abaixo-assinado de comerciantes do mercado semanal, pedindo o funcionamento do mercado nos dias 1 e 8 de Dezembro. A decisão agora tomada alarga a decisão anterior a 24 de Novembro (feriado municipal) e também ao mercado diário, opção que antes havia ficado pendente.


domingo, outubro 14, 2007

INVESTIMENTO NA FERROVIA BAIXA DRÁSTICAMENTE

MODERNIZAÇÃO DA LINHA DO NORTE
SEM LUZ AO FUNDO DO TÚNEL

O Orçamento Geral de Estado "é vago" quanto á modernização da linha do Norte, segundo a leitura de Carlos Cipriano, especialista do "Público" em assuntos ferroviários. Globalmente, o investimento na ferrovia será em 2008 o mais baixo desde o ano 2000 --- apenas 284 milhões de euros.
Em 2003, por exemplo, havia ascendido a 714 milhões de euros.
Mas o pior é que os 284 milhões de investimento estimado para o próximo ano, apenas seis milhões de euros se destinam à linha do Norte, para estabilizar a plataforma entre Vila Franca de Xira e Alhandra.
Tudo indica que, nos próximos anos, o governo irá concentrar o investimento na chamada "alta velocidade", em detrimento da modernização da rede convencional. Para trás estão a ficar investimentos considerados prioritários, como a modernização das linhas do Oeste, do Algarve e do Douro.
Pelo andar da carruagem, iremos ter um país com um caminho-de-ferro a duas velocidades, com um visível desinvestimento na rede convencional.

quinta-feira, outubro 11, 2007

À VISTA DE TODOS

ATENTADO AMBIENTAL, ÀS PORTAS DA CIDADE
À entrada da cidade, do lado de Torres Novas, nos Foros Macedo, existe um autêntico parque de sucata, espalhada pelo logradouro de uma habitação e por terrenos circundantes.
A situação, bem visível, foi recentemente recentemente denunciada oralmente e por escrito à Câmara Municipal, pelo proprietário da residência, que a terá alugado "mas só para habitação".
No entanto, acrescenta, " é difícil acreditar e de aceitar o que lá se passa, o terreno envolvente à casa é pura e simplesmente concentração de sucata de automóveis, óleos derramados, todo o género de lixeira".
Além de comunicar à Câmara Municipal, o proprietário da residência informou também a Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Efectivamente, é incompreensível e inaceitável o quadro que está à vista de todos. Enquanto em Outeiro Grande (Torres Novas) o negócio de sucatas parece encaminhar-se para correctas práticas ambientais, aqui a situação parece estar totalmente fora de controlo.

quarta-feira, outubro 10, 2007

AGRICULTORES DENUNCIAM

VINHOS DO RIBATEJO
ESTÃO AMEAÇADOS

Segundo um Comunicadao da Confederação Nacional de Agricultores (CNA), a consumar-se a reforma da Organização Comum de Mercado do Vinho na base das propostas da UE, consumar-se-á "uma ameaça muito séria para a esmagadora maioria dos Produtores e das Regiões Vitivinícolas de Portugal", entre as quais a do Ribatejo.
A CNA denuncia alguns pontos dessa reforma que considera inaceitáveis:
"1- O fim dos “direitos de plantação” a partir de 2014, o que, a acontecer, significará uma espoliação institucionalizada de valioso património dos Vitivinicultores e do País.
2 - O fim das Ajudas da PAC às várias destilações de Vinhos para “aguardente de boca.
3 - A legalização da “grande martelada” ou seja, a autorização para se comercializar “vinhos” sem indicação precisa da respectiva origem geográfica.
4 - A deslocalização da Produção das Regiões mais tradicionalmente produtoras para outras Regiões e Países. Deslocalização a acelerar através da concentração das vinhas e da liberalização do comércio dos vinhos em multinacionais e outras grandes empresas fabricantes de “vinhos” industriais.
Grandes empresas essas que, é mais do que previsível, também vão continuar a receber o grosso das Ajudas Públicas destinadas à promoção de Vinhos."
A CNA considera que, ao apadrinhar estas propostas, o Governo Português se assume como “mais papista que o Papa”. A CNA volta depois a reclamar ao Governo uma "posição de firme rejeição das principais propostas da CE para a anunciada Reforma da OCM do Vinho."

terça-feira, outubro 09, 2007

BLOCO DE TORRES NOVAS DEFENDE A REABILITAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO

APROVAÇÃO DE NOVA SUPERFÍCIE COMERCIAL PODE MATAR O COMÉRCIO TRADICIONAL E O CENTRO HISTÓRICO
- Comunicado do Secretariado de Torres Novas do Bloco
É do conhecimento público que a Câmara Municipal de Torres Novas apresentou recentemente um projecto para recuperação do Centro Histórico de Torres Novas.
Apesar de muito tardio é bem vindo. O Centro Histórico precisa de uma intervenção urgente para poder sobreviver. O Centro Histórico, todos o sabemos é a alma da Cidade, sem ele, perde-se o passado e compromete-se o futuro.
O Centro Histórico para ser isso mesmo o “centro”, precisa acima de tudo de pessoas, pessoas que o habitem, pessoas que o frequentem, pessoas que lá trabalhem, as pessoas são o garante do futuro, quem quiser bem a esta cidade e sucesso no projecto de recuperação deste aglomerado urbano, tem que apostar nas pessoas e em particular nos jovens para levarem vida aquela zona histórica.
O Bloco de Esquerda já apresentou um conjunto de propostas que visam esse objectivo, assim como garantir qualidade de vida, aqueles e aquelas que habitem e frequentem o Centro Histórico de Torres Novas.
Há poucos dias fomos confrontados com a decisão da Câmara, de licenciamento de uma nova superfície comercial, a juntar ás nove já existentes, mas esta, mesmo em cima do centro da cidade, a poucos metros do Centro Histórico ( urbanização Beira Rio).

UMA DECISÃO ERRADA, PARA REVOGAR
Não dá para acreditar, mas quem toma uma decisão destas não quer saber para nada da vida dos comerciantes, da vida daqueles e daquelas que ganham a vida no mercado diário e não quer saber do próprio projecto que apresentaram recentemente para a recuperação do Centro Histórico, porque esta decisão é a própria negação desse projecto.
O BE pergunta, como é possível num dia apresentarem o projecto para recuperação do Centro Histórico, no outro dia aprovarem, (PS+CDU) a instalação de um estabelecimento comercial de uma multinacional alemã, que vem contrariar, que vem dificultar a recuperação e a revitalização do Centro Histórico.
Esta decisão retira as pessoas do centro, vai levar ao desaparecimento e à falência de mais comercio e contribuir para criar mais desemprego.
Em nome dos interesses daqueles que ganham a sua vida na zona centro da cidade, que apesar das dificuldades, mantêm a sua actividade económica e que dessa forma estão também a contribuir para a segurança colectiva daquele espaço urbano, em nome do futuro que o mesmo é dizer em nome da recuperação urgente do Centro Histórico, a Câmara Municipal deve revogar aquela decisão.

segunda-feira, outubro 08, 2007

FÓRUM DA EDUCAÇÃO: UM NOVO COMPROMISSO PELA ESCOLA PÚBLICA

REUNIÃO SÁBADO QUE VEM
NA SEDE DO ENTRONCAMENTO

Para preparar a participação no Fórum da Educação --- a 26 e 27 de Outubro, em Lisboa --- vai ter lugar uma reunião preparatória, no próximo sábado, às 17 horas. A reunião será na sede do Entroncamento e para ela estão convidados tod@s os interessados na actividade educativa.

O Fórum da Educação debaterá os saberes necessários à sociedade de hoje, a selecção social na era dos rankings, a democracia na escola e a escola inclusiva. Reunirá variados especilaistas, nacionais e estrangeiros, nas diversas áreas em análise

quinta-feira, outubro 04, 2007

VOTADA ESTA QUINTA-FEIRA, NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

PS INVIABILIZA PASSE SOCIAL
NOS COMBOIOS ENTRE LISBOA E ENTRONCAMENTO

O Projecto-Lei do Bloco de Esquerda sobre “Política Tarifária de Transportes” foi chumbado esta quinta-feira, na Assembleia da República, com os votos contra do Partido Socialista. Além dos deputados bloquistas, apenas votaram favoravelmente o Projecto-Lei as bancadas do PCP e de "Os Verdes".
Para já, ficou inviabilizado o alargamento da coroa urbana, na ferrovia, entre a capital e o Entroncamento. O estabelecimento do passe social até à nossa cidade continuará, por enquanto, como uma esperança adiada.
Durante a discussão no Parlamento, o Partido Socialista não apresentou qualquer proposta ou ideia alternativa, limitando-se a opor-se à proposta do Bloco de Esquerda. O PS impediu, além do mais, que o documento baixasse à discussão na especialidade, onde até poderia introduzir-lhe alterações.
Lamentamos que se tenha perdido esta ocasião para alargar a coroa do passe social e, dessa forma, resolver um problema que afecta milhares de pessoas na nossa região. Trata-se de uma legítima aspiração dos utentes diários dos comboios e que, mais cedo ou mais tarde, terá de ser concretizada.
O Bloco de Esquerda reafirma a sua defesa da proposta e continuará a bater-se pela sua aplicação, a par dos movimentos de utentes dos comboios

quarta-feira, outubro 03, 2007

REGULAMENTO DA TABELA DE TAXAS E LICENÇAS NÃO URBANÍSTICAS

DOIS DIAS PARA ESTUDAR UM DOCUMENTO
HÁ 4 MESES NA MESA DO PRESIDENTE!

O desrespeito do PSD pelo colectivo da Câmara Municipal e a sua visão estritamente instrumental das reuniões deste orgão ficou patente na última reunião do executivo.
A maioria PSD levou aí a debate e aprovação um documento financeiro com 41 páginas, para cujo estudo e análise o qual concedeu apenas dois dias úteis aos vereadores sem pelouro, do Bloco e do PS.
No entanto, para o analisar, a maioria PSD dispôs de quase 4 meses, desde 8 de Junho!
Na impossibilidade de uma análise séria do "Regulamento da Tabela de Taxas e Licenças não Urbanísticas" em tão pouco tempo, Henrique Leal, vereador do Bloco de Esquerda (na foto), ainda propôs o adiamento do ponto até à próxima reunião do executivo. O PSD recusou e impôs a imediata votação do Regulamento.
Perante esta situação, o Bloco só poderia votar contra, para não passar um "cheque em branco" a um trabalho que não teve oportunidade de analisar em tão curto espaço de tempo.
Como era previsivel, o Regulamento acabaria aprovado apenas com os votos favoráveis do PSD. O PS absteve-se.

terça-feira, outubro 02, 2007

A SEGURANÇA É ASSUNTO SÉRIO

DEPÓSITOS DA ÁGUA
PRECISAM DE MAIS SEGURANÇA
A Assembleia Municipal do Entroncamento recomenda à Câmara Municipal que promova urgentes diligências e acções para que seja assegurada uma efectiva segurança dos depósitos municipais para abastecimento público de água, em particular do situado na zona da Charneca.
A recomendação foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada por unanimidade na última sessão da Assembleia
UMA INFRAESTRUTURA ESSENCIAL
Os depósitos de água para abastecimento público são estruturas essenciais para a comunidade, cuja segurança deverá estar na primeira linha das preocupações gerais, a começar pelos principais responsáveis.
Verifica-se, no entanto, que há muito não reúne condições de segurança a zona envolvente ao depósito municipal de água situado na Charneca (junto aos Covões), numa periferia do concelho.
A vedação é insuficiente e é frequentemente derrubada, a iluminação é pouca e os sistemas de alarmística, a existirem, têm-se revelado pouco fiáveis.
Por outro lado, os alertas que a este respeito se têm feito ouvir a diversos níveis continuam sem repercussão numa resposta efectiva.


TRAMAGAL

MITSUBISHI PROMETE
MAIS 450 POSTOS DE TRABALHO

Segundo o Diário de Notícias desta terça-feira, a "Mitsubishi do Tramagal está a negociar com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) a expansão da sua fábrica, com o objectivo de duplicar, ou mesmo triplicar a produção do modelo Canter, fixada actualmente em dez mil veículos."
Segundo declarou ao DN Jorge Rosa, presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe, o projecto, "ainda em fase inicial", vai permitir à unidade laborar com dois turnos, "podendo empregar 900 pessoas", contra as actuais 450.
Para Jorge Rosa o grande problema da fábrica "são as acessibilidades". O DN recorda que "a ligação da fábrica da Mitsubishi à auto-estrada A23 é uma velha aspiração da administração da unidade, que para tal reclama a construção de uma ponte junto do IC9". Também a REFER é criticada, por não estabelecer uma ligação ferroviária directa entre a fábrica e a linha da Beira Baixa que lhe passa mesmo ao lado